Introdução à Banco de Dados

A tecnologia de um Sitema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), é um conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis por gerenciar uma base de dados. Um SGBD tem como objetivo  retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Ele disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados que previamente são armazenados.

database-organograma

Tudo que é feito em um banco de dados passa pelo SGBD!

O SGBD é o responsável por tudo, salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados e metadados, disponibilizar uma interface para programas e usuários externos acessem o banco de dados (para banco de dados relacionais, é utilizada a linguagem SQL), encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha, garantir transações no banco de dados, ou seja, podemos dizer que sem o SGBD o banco de dados não funciona!

Aprendeu? Observe esse exemplo que é  utilizado por meio do contexto da administração pública,  a forma que os relacionamentos ou associações do modelo de classe podem ser materializados em um SGBD.

Tarefa 2 – Slide 1

Bom, agora você já sabe o que é um SGBD e pode continuar seguindo com as postagens do Blog, não esqueça de espalhar seu conhecimento para seus amigos, e até a próxima!

Postado por: Daiane Victorio, Samara Ruzza, Jean Thomé e Wanderson César.

Bibliografia:

MOTTA, R. A. S. M. Slide aula desenvolvimento de sistemas parte 2. Rio de Janeiro, 2018. Arquivo em pdf.

Kenneth Laudon e Jane Laudon, Kenneth e Jane (2010). Sistemas de Informações Gerenciais 9ª ed. [S.l.]: Pearson. p. 163,164.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *