Desenvolvimento de Sistemas e Qualidade

Você sabia que por traz de todas etapas de desenvolvimento de sistemas, existe uma importância muito grande para os profissionais da TI, a obtenção da qualidade?

Todos os métodos, ferramentas e procedimentos utilizados em um software
tem um único objetivo: produção de software de alta qualidade.  E para atingir esse objetivo existe a garantia de qualidade de software que é aplicada ao longo de todo o processo de engenharia de software.

Sendo então os requisitos do software a base a partir da qual a qualidade é medida.                                                                                                                                           A falta de conformidade aos requisitos significa falta de qualidade.

Você sabe porque os custos com os erros no processo de desenvolvimento de software aumentam, se o problema (ou o erro) for detectado nas fases finais? (Tarefa 1 – Slide 2)

Resposta:

   A ocorrência de erros e falhas diversas, somados aos processos de retrabalhos, mobilização de pessoal para busca das inconsistências e a mensuração da repercussão dessas inconsistências do sistema podem custar muito mais caro. Sobre isso ainda há o desgaste na imagem da empresa e a baixa da confiança do cliente em potencial sobre o produto difundido com essa expectativa de defeitos no mercado.

   Tratando-se de qualidade em um software, em vistas do cliente isso significa eficiência (velocidade e precisão), estabilidade, ausência de erros, integridade e segurança dos dados. Dessa forma é mais interessante para uma empresa entregar um software com custos de qualidade já incluídos em seu planejamento, ou seja, custos de prevenção, de avaliação e contra falhas.

Imagem relacionada

Postado por: Daiane Victorio, Samara Ruzza, Jean Thomé e Wanderson César.

Bibliografia:

MOTTA, R. A. S. M. Slide aula desenvolvimento de sistemas e qualidade. Rio de Janeiro, 2018. Arquivo em pdf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *