CORREÇÃO – PARTE 2

PESSOAL, O RESULTADO ESTÁ A SEGUIR.

ÉTICA- 0,5 (CONFUSÃO ENTRE BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIA; PARTE DA FORMATAÇÃO FORA DA ABNT).

APRESENTAÇÃO- 0,3 (NÃO SE BASEARAM NOS SLIDES SOBRE APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA).

INTERATIVIDADE- 0,2 (AINDA “JOGA” MAPAS SEM EXPLICAR E SEM INTRODUÇÃO ADEQUADA PARA SITUAÇÃO O LEITOR, EM ALGUNS CASOS).

COMPLETEZA  – 1,0 (FIZERAM TODAS AS TAREFAS)

PRECISÃO – 0,7 (NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS NÃO CONSEGUEM EFETIVAMENTE RESPONDER O FOI PEDIDO CORRETAMENTE E ESTABELECER RELAÇÕES DE FORMA CORRETA —COMPARAÇÕES E DIFERENÇAS).

TOTAL- 3,7

Apresentação do Blog !

OBJETIVO DO BLOG:

Esse blog foi elaborado com o objetivo de compreender o que seja um Sistema de informação bem como a Tecnologia da informação. Aula a aula pudemos somar conhecimento para a confecção do respectivo blog, realizando as tarefas envolvendo mapas mentais e conceituais, diagramas de caso, para que possamos verificar a aprendizagem da sala de aula. Como fruto de nosso trabalho ficam as resoluções das questões referentes aos temas acima abordados. Acreditamos que o objetivo final será sair deste curso com uma noção geral na área de desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia, para que assim possamos empregá-la na gestão pública e nas organizações.

COMPONENTES GRUPO:

– AMANDA FÉLIX 201445503-1
– CELSO SILVA 201445508-0
– IGOR OLIVEIRA 201445518-8
– LUÍS EDUARDO 201445528-5

Você sabe o que é o SIGEPE ??? – Tarefa 1

Objetivo, Escopo e Público-alvo

O projeto Sigepe tem por objetivo desenvolver um novo sistema de gestão de pessoas do governo federal que irá substituir, gradativamente, os sistemas da família Siape (Siape, SiapeCad, SiapeNet e Extrator).

O novo sistema atenderá aos órgãos participantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) e irá abranger o ciclo de vida da área de gestão de pessoas: criação de cargos e empregos; seleção de pessoas; ingresso do servidor; gestão funcional (férias, movimentação, progressão funcional etc); gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc); aposentadoria e folha de pagamentos.

assim… pelo mapa mental a seguir mostraremos algum de seus requisitos funcionais !!

Esperamos que tenham gostado !! Até mais !!! Equipe Universo TI

Fonte:

Disponível em:<https://www.servidor.gov.br/gestao-de-pessoas/sigepe/o-projeto-sigepe>

Acessado em:03/12/2018.

Eii !!! Você conhece algum SGBDs ??? – Tarefa 4

no mapa mental abaixo ilustramos 2 tipos de SGBD. Nele é possível destacar algumas características !!!

observe !!!

Esperamos que tenham gostado !!! Equipe Universo TI

Referência:
Disponível em: <https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/details/mysql/>
<https://www.microsoft.com/pt-br/sql-server/sql-server-2017-pricing>
Acesso em: 02/12/2018.

Quais são os SGBDs usados no SIAFI? – Tarefa 5

os SGBDs usados no sistema de informação estruturante SIAFI são o ADABAS e o ORACLE.

O ORACLE é usado no SIAFI Gerencial, é relacional e  organiza os dados gerenciais.

O ADABAS é usado no SIAFI Operacional,  é não-relacional e organiza os dados operacionais.

 

Até a próxima !! Equipe Universo TI

Referencia: O SIAFI-Gerencial e sua Ampla Disponibilização às unidades Gestoras de Recursos Públicos na Administração Pública Federal. Por ARAÚJO, Fábio da Silva; CAMPELO, Karina Simões; TENÓRIO, Juliene Gama; SANTOS, Aldemar de Araújo.

Você sabe por que o custo com os erros no processo de desenvolvimento de software aumentam, se o problema (ou o erro) for detectado nas fases finais ??? – Tarefa 1

O custo com os erros no processo de desenvolvimento de software aumentam, se o problema (ou o erro) for detectado nas fases finais.
Os erros no processo de desenvolvimento de software aumentam se for detectado nas fases finais, devido ao surgimento de alguns custos que poderiam ser evitados. Mesmo que o produto ainda não tenha sido entregue, falhas internas, há os custos de reparos, custos de efeitos colaterais e custos associados reuniões de métricas de qualidade. Se já tiver sido entregue, falhas externas, o resultado pode ser ainda mais catastróficos, pois mexe com a imagem da marca, reputação e consequentemente perda de negócio.

REFERÊNCIA:

PRESSMAN, R.S; MAXIM, B.R. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. São Paulo: AMGH, 2016.

Afinal !!! Qual a diferença entre qualidade do produto, do processo, garantia da qualidade e gestão da qualidade de sistemas ??? – Tarefa 2

Este tema é muito debatido nas mesas redondas de Sistemas de Informações! por isso trouxemos um mapa conceitual para destrinchar os pontos mais relevantes para vocês !!!! espero que gostem !

Entenderam ?? Esperamos que sim !! Equipe Universo TI

REFERÊNCIA:

PRESSMAN, R.S; MAXIM, B.R. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. São Paulo: AMGH, 2016.